Resumo teoria da comunicação
COMUNICAÇÃO SOCIAL
1º PERÍODO
MARIA LUIZA LEÃO FONSECA
Teorias da Comunicação: um panorama crítico e comparativa
(resumo)
MACEIÓ
2012
MARIA LUIZA LEÃO FONSECA
Teorias da Comunicação: um panorama crítico e comparativa
(resumo)
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de teoria da comunicação, como parte da avaliação referente ao 1º semestre de 2012.
Professor: José Aloísio Nunes de Lima
MACEIÓ
2012
Capítulo um: Teoria da Comunicação Conceitual e Abstrata
A comunicação sempre existiu, mesmo que só apareçam teorias com o nome comunicação após o século XX, uma dessas teorias foi a retórica, sugerida na Grécia, que define claramente o emissor e o receptor e as características das mensagens que os une.
Utilizando das traduções de alguns dicionários, como o Aurélio, define-se comunicação como participação, transmissão, aviso, passagem... Já em Caldas Aulete vêm como o meio pelo qual as coisas se comunicam, o dicionário da Editora Codecri: tornar comum, partilhar, repartir, associar. Em enciclopédias, como a Barsa, comunicação é a transmissão de mensagens entre o emissor e o receptor através de um canal, em que o mais comum é a linguagem.
Aristóteles apresentou o primeiro trabalho sistemático sobre a retórica em A arte retórica. Antes de Aristóteles, o conhecimento só era armazenado no corpo do homem (principalmente os mais velhos), pois predominava na Grécia a cultura oral. Então Sócrates nada escreveu e Platão desconfiava da escrita, pois parta ele, enfraquecia a memória dos homens. Justamente por isso que a retórica está associada à fala e a linguagem.
A arte retórica foi escrita por Aristóteles para ensinar seus discípulos, pois ele não dominava o dom da oratória. Ele diz: “são três os gêneros da retórica, do mesmo modo que três são as categorias de ouvintes dos discursos. Com efeito, um discurso comporta três elementos: a pessoa que fala, o assunto de que se fala e a pessoa a quem se fala; e o fim do