Trabalho de economia
Para os mercantilistas a riqueza consistia em acúmulos de metais preciosos que conseguia através da exploração de outras regiões. E para os fisiocratas a acreditavam que as riquezas vinham da terra, da pesca, mineração e lavoura.
2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
O mais destacado era Adam Smith, As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
3- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
Autor David Ricardo, desenvolveu estudos sobre o comercio internacional, analisou porque as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados, constituiu importante contribuição a teoria do comércio internacional.
4- Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano da demanda efetiva?
Lei de Say: oferta cria sua própria procura (demanda). Keynesiano o fim da crença laisse-faire com regulador dos fluxos real e monetário da economia.
5- Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-Keynesianos, Marxistas, e institucionalistas.
Os monetaristas: Privilegiam o controle da moeda e de um baixo grau de intervenção do Estado.
Fiscalistas: Recomendam o uso de políticas ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.
Pós-keynesianos: Os pós-keynesianos realizaram uma releitura da obra de Keynes, procurando mostrar que ele não negligenciou o papel da moeda e da política monetária.
Marxista: O marxismo desenvolve uma teoria do valor-trabalho, consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial teórico.
Institucionalistas: Dirigem duas