Resumo Teeteto
Os personagens principais no diálogo são Sócrates, Teodoro de Cirene e Teeteto. O matemático Teeteto estudou com Teodoro na cidade de Cirene. Outros dois personagens participam apenas do início do diálogo: Terpsião e Euclides
O que é abordado
TEETETO (ou sobre o conhecimento) de Platão. O Teeteto (em grego, Θεαίτητος) é um diálogo platônico sobre a natureza do conhecimento.
Platão (428/427-348/347)
A obra de Platão é uma preciosidade da literatura de todos os tempos e um monumento filosófico de valor incomensurável. As questões postas, dizendo respeito á conduta ética e política dos atenienses, ao seu comportamento como indivíduos e em sociedade, gozam da maior pertinência vinte e quatro séculos depois. A sua finalidade é sempre a busca da verdade por meio da dialética.
Dialética era, na Grécia antiga, arte do diálogo.
Esse texto é um diálogo entre Sócrates e Teeteto sobre o conhecimento. Isso, pelo fato do conhecimento estar além da opinião verdadeira e da explicação racional. O conhecimento é por definição, a busca do saber, expresso na célebre frase atribuída a Sócrates: “Sei que não sei”. Sócrates era considerado um parteiro das idéias, porque os libertava para o pensamento, para a filosofia.
Transcrição lida por Euclides à Terpsion baseado na conversa que tiveram quando Teeteto ainda era jovem. Em grande medida o objetivo central da obra é discutir a respeito da natureza do conhecimento e a possibilidade de se atingir tal fim por meio da razão, além de promover a descoberta do pensar, mais especificamente, como pensar o pensar.No diálogo travado por eles, fica evidente que o rumo dado por Sócrates pretende provocar o jovem a ir além das limitadas definições dadas por ele mesmo, pensar além do concreto. Fica mais claro, na definição inicial dada pelo filósofo: “Logo, não compreenderá a arte do sapateiro nem qualquer outra arte, quem não souber o que seja conhecimento“ que a busca pelo saber inicia-se quando superados os pré conceitos definidos