Teeteto e Kaspar Houser
3181 palavras
13 páginas
Fundação Armando Álvares PenteadoFaculdade de Comunicação & Marketing
Curso de Publicidade e Propaganda
Orientador Tiago Oliveira
Rafael Costa Franco
Resumo e conclusão do texto “Teeteto” e do filme “O enigma de
Kaspar Houser”
São Paulo
2013
1
Teeteto
O texto de Teeteto foi escrito por Platão e discorre sobre o dialogo de Teeteto e Sócrates, e é escrito ao estilo de um diálogo do primeiro período, Platão gostava de apresentar seus
textos
por meio de diálogos
e
o
Teeteto
tem
início
quando Euclides diz á Terpsião que tinha visto Teeteto, um jovem combatente do exercito, que havia se ferido e estava enfermo devido aos campos de batalha. Ao longo do texto, participam do dialogo: Sócrates, Teodoro e Teeteto. A questão proposta no texto é “O que é o conhecimento”, e Sócrates tenta com a maiêutica, conduzir Teeteto a acreditar em seu argumento. O texto também não tem conclusão, e não formula um conceito sobre o que é conhecimento. Segundo Platão é possível chegar ao conhecimento através da razão e assim se inicia os diálogos.
Na primeira proposta de teeteto, ele sugere que o conhecimento e como a habilidade de um marceneiro, ou um sapateiro, no âmbito de que a habilidade de fato era o conhecimento, mais conhecimento do mundo material, isso vinha do próprio homem como indivíduo, como corpo e não como alma, o homem poderia ter a técnica e dela tirar seu próprio sustento e sobrevivência, enquanto que na alma e no mundo das ideias, o homem pode ter a episteme, o conhecimento filosófico verdadeiro.
Mas, diferente de Demócrito, Platão sobre influencia de Sócrates, não buscava o que é o conhecimento nas coisas ou nas habilidades, como por exemplo a marcenaria, porque isso são coisas corruptíveis, estão sempre em constante mudança, ou seja, ele busca o conhecimento da alma, para isso ele se dispõe como parteiro para conseguir que Teeteto realmente conseguisse aliviar suas dores do parto.
Já na segunda proposta