Evolução do pensamento econômico e social
Economia com a visão de Hard Science ou Soft Science. Hard Science trabalha com uma bibliografia mais recente e com a ideia de fronteira de conhecimento(apresentada nos manuais da disciplina). Economia como Soft Science trabalha com o conhecimento disperso e a leitura dos clássicos para a construção do pensamento.
Dentro da Hard Science os autores encaram os manuais como obras que já incorporaram todos os pontos positivos do passado e jubilaram os pontos negativos, ou seja, os erros foram superados. A superação positiva trabalha com o debate entre duas ou mais teorias e a vencedora será incorporada aos manuais.
Dentro da Soft Science os autores defendem que a leitura de traduções gera a perda do vigor original da obra. As matrizes teóricas são de reconciliação problemática. Superação negativa das controvérsias(casos extremos) – cristalização das piores teorias.
As críticas feitas ao Hard Science são embasadas na superação positiva das controvérsias que é tida como teoria mentirosa, pois em Economia não há esse tipo de superação. A discussão inconclusiva gera o abandono do debate(controvérsia). O uso do termo “verdades temporárias” diz respeito aos conflitos ideológicos em momentos diferentes, nos quais em um momento a teoria A é mais correta e em outro a teoria B é a que supre melhor.
A transposição de pensamentos e obras escritas em um passado distante não se aplica a contextos atuais.
“O Progresso do Conhecimento Científico” - Karl Popper 23/08/13 10:07
Abordagem da questão: O que é Ciência?
- Critério de Demarcação
Insatisfação=> Teoria Marxista da História; Psicanálise de Freud; Psicologia Individual Alfred Adler; Relatividade Geral Einstein.
Teoria Marxista – Revolução começa nos países avançados, revolução advém do proletariado
Teorias restritas e proibitivas possuem maior grau de cientificidade. “A estrutura das revoluções científicas” - Thomas