Analise do conhecimento em teeteto
CURSO DE FILOSOFIA- LICENCIATURA
TEORIA DO CONHECIMENTO I
ANALISE DO CONHECIMENTO EM TEETETO
NEYDE MARA DE SOUSA LIMA²
Resumo
Este trabalho trata do conhecimento no dialogo platônico, Teeteto. Com base nesse dialogo busco esclarecer os conceitos de conhecimento apresentados pelo Teeteto e rebatido por Sócrates.
Palavras-chave
Sensação. Conhecimento. Sentido. Teeteto
1 INTRODUÇÃO
Teeteto dialogo platônico onde a questão principal é a origem do conhecimento. E como em todo dialogo Platônico não chegamos a uma conclusão definitiva sobre o assunto em discurçao, assim não chegamos à conclusão sobre o que é conhecimento e sim sobre o que ele não é. Por isso suas obras são denominadas aboreticas.
Platão nesse dialogo não começa logo com a idéia de Sócrates, pois nesse texto ele mostra a passagem da oralidade para a escrita, essa mudança surge com a passagem do mito para o logos.
Sócrates, nesse texto se apresenta como uma parteira, profissão exercida por sua mãe, mas diferente dela ele diz partejar homens, ele explica a Teeteto que sua função é ajudar a homens a dar à luz as idéias. “porem a superioridade da minha arte consiste em conhecer de pronto se o que a alma dos jovens esta prestes a conceber é alguma quimera e falsidade ou fruto legitimo e verdadeiro.” (Teeteto. pag. 8).
Teeteto motivado pelo incentivo de Sócrates responde a sua pergunta sobre conhecimento, e apresenta conhecimento como sendo fruto da sensação. A partir daí Teeteto dar mais duas definições sobre conhecimento. A primeira definição foi rejeitada por Sócrates. A segunda fala do conhecimento como juízo verdadeiro (mas como saberemos que um juízo é verdadeiro?), A terceira aumenta a segunda, Teeteto diz que conhecimento é juízo verdadeiro acompanhado de uma explicação. Sócrates mostra que cada tentativa de chegar a uma definição de conhecimento é falha e defeituosa. Assim ficamos com a consciência de nossa ignorância a respeito da