Resumo TDA Capitulo 4
Objetivos da aprendizagem
Como as empresas devem se posicionar no cenário da Nova Economia? Como estruturar seu modelo de negócios? Qual a postura que gestores e colaboradores devem assumir para que as corporações atuem em sincronia com os ditames da era da sustentabilidade?
Embora este novo cenário ainda esteja em construção, já existem estudos e experiências que demonstram que mudanças no modelo empresarial e, sobretudo, na conduta e atitudes dos profissionais contribuem para a sua viabilização. Além disso, ao tratarmos do individuo propriamente dito, trataremos dos diversos sinais que indicam que o empreendedorismo orientado para a sustentabilidade pode ser a resposta inteligente para as dificuldades encontradas no mercado de emprego atualmente.
MODELO DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
O conceito de sustentabilidade surgiu em 1987, como resultado dos trabalhos de representantes de 21 governos, lideres empresariais e representantes da sociedade que participaram da Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, também foi visto que o desenvolvimento sustentável, que busca o equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente, tem por premissa atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Isso significa cuidar dos aspectos ambientais, sociais e econômicos e buscar alternativas para sustentar a vida na Terra.
Na economia tradicional, clássica, como se sabe, o objetivo fundamental de qualquer organização, das empresas, é obter o maior retorno possível para o capital investido. Sob essa nova perspectiva, uma organização, com ou sem fins lucrativos, passou a compreender que deve agir de maneira socialmente responsável, de modo a atender aos interesses de todos os seus principais stakeholders, isto é, de todos aqueles que afetam ou são afetados pro suas atividades. Este modelo de sustentabilidade empresarial proposto