Relatorios
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL
CAMPUS DE POMBAL
DISCILPLINA: Laboratório de Física
PROFESSOR: José Roberto
Dilatação de Sólidos
RELATÓRIO Nº: 7
AUTOR: Flávia de Brito Martins
MATRÍCULA: 911110171
TURMA: 1A
Realização do Experimento: 24/02/2014
Pombal/PB
Fevereiro de 2014
Resumo A dilatação térmica dos sólidos ocorre quando um corpo tem sua temperatura aumentada. Assim, o grau de agitação de suas moléculas também aumenta, aumentando também a temperatura e, conseqüentemente, variando suas dimensões. Podemos afirmar com plena certeza que a Física está inserida em nosso cotidiano, seja no funcionamento de um ventilador, no nosso caminhar, ao empurrar um móvel ou até mesmo para medir a temperatura de alguém. Em muitos casos ela passa despercebida por algumas pessoas, mas para outras é objeto constante de estudos. Inserida em nosso cotidiano, embora muitos nem percebam, está à dilatação térmica.
Introdução No dia-a-dia podemos observar que entre os trilhos de ferro, nas quadras de futebol, em pontes e viadutos existem pequenas fendas de dilatação que possibilitam a expansão da estrutura sem que ocorram possíveis trincas e danos na estrutura. Esses acontecimentos são explicados através da dilatação térmica.
A temperatura mede o grau de agitação das moléculas, um grau de agitação maior indica uma temperatura maior. Assim, quando aquecemos um corpo conseqüentemente aumenta-se o grau de agitação das moléculas que o constitui. Esse acontecimento faz com que ocorra um aumento nas dimensões do corpo, fenômeno esse denominado de dilatação térmica. A diminuição de temperatura provoca, por conseqüência, a diminuição nas dimensões do corpo, chamada de contração térmica. Mas o que explica a dilatação térmica? Será somente o aumento da temperatura do corpo? Não, o que explica a dilatação