Resumo sobre o filme “ lixo extraordinário”
Aluno: Leonam de Souza Araujo
Universidade Estácio de Sá
Campus: Centro 1 Turma:7002
O filme lixo extraordinário é um documentário sobre a vida dos catadores que participam em um projeto artístico no Jardim Gramacho do artista plástico Vik Muniz. O cenário é um dos maiores aterros sanitários do mundo: o jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro.
O filme apresenta a dura realidade brasileira em relação aos resíduos produzidos pela população, mostrando pessoas que ganham a vida remexendo nos resíduos em busca de plásticos, metais e outros materiais que possam vender a empresas de reciclagem.
Ao invés de atores, como em filmes tradicionais, todos são tratados como atores sociais: continuam a levar a vida miserável como fariam sem a presença da câmera. Porém esse é ponto da ruptura na naturalidade das cenas, todos são vitimas da pobreza, falta de estudo e oportunidade, porém são fundamentais na luta contra a mudança consumista como também na reciclagem e na sustentabilidade. Mesmo no meio dessa pobreza e vida sub-humana, alguns catadores parecem estar contentes com a situação no aterro como se a necessidade de suas vidas não importasse.
Mas na verdade não é apenas a arte que deveria mudar a vida daquelas pessoas, mas o Estado também deveria agir através do bem estar social de cada pessoa que lá vive, que merecem uma vida, um lar. Essas pessoas são excluídas da sociedade, por mostrarem um ar de pessoas marginais que elas passam, de acordo com o documentário observamos um resultado que a arte está fazendo na vida delas, uma transformação culturalmente que vem trazendo ela aos poucos a sociedade e assim sendo aceitas. Os catadores do Jardim Gramacho não são apenas objetos para belas fotografias artísticas no meio da sujeira, mas passam também a serem autores das obras ao darem o ar necessário na obra do artista plástico, com material retirado do lixo. É visível a satisfação nas pessoas humildes ao verem o