Revolução
1- INTRODUÇÃO 3
2- PIONEIRISMO INGLÊS 3
2.1 Acúmulo de capital 3
2.2 Controle do campo 3
2.3 Crescimento populacional 4
2.4 Reservas de carvão 4
2.5 Situação geográfica 4
3- AVANÇOS DA TECNOLOGIA 4
4- FÁBRICA 5
5- EMPRESÁRIO E PROLETÁRIOS 6
6- EXPLORAÇÃO DO TRABALHO 6
7- MOVIMENTOS OPERÁRIOS 7
8-SINDICALISMO 7
9- INDUSTRIALIZAÇÃO E MUNDO COLONIAL 7
10- SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 8
11- TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 9
12- CONCLUSÃO 10
13- REFERENCIAS 11
INTRODUÇÃO
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção teve profundas transformações econômico-sociais, na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou, pela passagem da manufatura à indústria mecânica.
A introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. A Inglaterra adianta sua industrialização em 50 anos em relação ao continente europeu e sai na frente na expansão colonial. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
Vários historiadores têm dividido o processo de criação das sociedades industriais em duas fases, a primeira com duração de 1760 a 1860 e a segunda iniciada por volta de 1860. Com essa revolução surgiram também novas formas de energia, como a eletricidade e os combustíveis derivados do petróleo. A velha Europa agrária foi se tornando uma região com cidades populosas e industrializadas. Com tempo, a Revolução Industrial influenciou profundamente a vida de milhões de pessoas em todas as regiões do planeta.
2- Pioneirismo Inglês A Inglaterra foi o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII, este fato pode ser explicado por diversos fatores:
2.1