Resumo do filme Lixo Extraordinário
PROJETO DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE I
MARINGÁ
2013
KELLY FERNANDA DA SILVA R.A.:
RESUMO DO FILME – LIXO EXTRAORDINÁRIO
Trabalho Apresentadoao Centro Universitário deMaringá - UNICESUMAR, como requisitoparcial à obtenção de nota na disciplina de Ecologia e Meio Ambiente I - Curso: Arquitetura e Urbanismo.
Orientação: Profº. Igor de Paiva Affonso
MARINGÁ
2013
INTRODUÇÃO
Vik Muniz é um fotógrafo e artista plástico brasileiro que ficou conhecido pelas suas obras feitas com materiais orgânicos e recicláveis, uma forma revolucionária de fazer arte.
DESENVOLVIMENTO
Lixo Extraordinário conta a história de quando ele teve a ideia de trabalhar junto à comunidade do aterro sanitário de Jardim Gramacho no Rio de Janeiro, que está entre os maiores aterros sanitário do mundo, promovendo trabalho, arte, e uma linda história. No documentário, as fotografias no chão eram criadas a partir de sucatas e objetos retirados do aterro sanitário e depois fotografados do alto, proporcionando um resultado impressionante. Para recolher a sucata, Vik tinha a ajuda dos próprios catadores. A gravação do documentário teve duração de dois anos, apesar de toda a arte que está presente no mesmo, a atuação dos catadores foi o grande destaque, pois revelou a dignidade, daquelas famílias. Vik se impressionou quando viu que mesmo com toda aquela miséria, os catadores tinham orgulho da sua profissão, e que seguiam sempre sorrindo, e hilarizando a situação, seguindo com suas vidas, em meio a sujeira, poluição, animais, doenças, etc. Mesmo assim Vik Muniz se sentiu motivado em ‘transformar a vida daquelas pessoas’. De fato, com o decorrer do projeto, algo vai mudando entre todos, a começar pelos moradores, que, embora demonstrando certa confiança no início, passam por uma mudança drástica em