ujvdaovd
2002 palavras
9 páginas
FACULDADE ARAPOTI - FATIADRIELE DA SILVA GOMES
DIOGO MIRANDA DE MELO
JOSLAINE DA SILVA HOFFMON
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL
ARAPOTI
2012
FACULDADE ARAPOTI – FATI
ADRIELE DA SILVA GOMES
DIOGO MIRANDA DE MELO
JOSLAINE DA SILVA HOFFMON
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Economia Brasileira e Regional do 8° período do Curso de Administração da Faculdade Arapoti – FATI.
Professora: Leozenir Mendes Betim
ARAPOTI
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL 4
1.1 PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA 5
2. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Estatísticas mostram que a distribuição de renda no Brasil começou melhorar lentamente e que contribuiu para essa melhora no quadro de distribuição de renda no país um programa de transferência direta de renda, chamado, no governo Lula, de Bolsa família. Existe uma tendência que haja uma melhora no longo-prazo, pois o programa é atrelado diretamente à frequência escolar dos filhos das famílias beneficiadas, o que afeta de forma mais significativa a renda familiar de longo-prazo.
Para medir a distribuição e a desigualdade de renda, normalmente são utilizados dois indicadores: o índice de Gini, para medir a chamada distribuição pessoal da renda, e a participação das rendas do trabalho no PIB, para medir a distribuição funcional da renda.
O presente estudo tem como tema a economia no Brasil com enfoque na distribuição de renda atual no país, apresentando as várias visões dos economistas em relação a situação atual do quadro econômico. Assim como apresentando os principais índices econômicos e os impactos que geram estes números.
A pesquisa foi