Economia
Anderson de Oliveira Accioly Lins
Conceitos de economia
Manaus – AM
2013
Anderson de Oliveira Accioly Lins
Conceitos de economia
Manaus – AM
2013
1. Economia
É uma ciência que estuda a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços. Ela estuda as variações de combinações envolvendo terra, capital, trabalho e tecnologia na distribuição de renda, oferta e procura e preços das mercadorias. A economia se divide em várias outras partes: privada, pura, social, coletiva, livre, nacional, internacional, estatal, mista, agrícola, industrial, entre outras.
2. Economia aplicada
Na economia aplicada ocorre a aplicação simples e objetiva das leis econômicas com a intenção de orientar a atividade produtiva, ela tem o papel de gerar alternativas para as empresas quanto sociedade. Ela se divide em: economia industrial, agrícola, comercial e financeira.
3. Economia centralizada
É uma denominação dada às economias socialistas que se opõem à descentralização, como as economias capitalistas. Nessa economia, o estado através de órgãos especializados administra a produção geral, determinando seus meios, prazos e objetivos de produção. Ela também organiza os processos e métodos de emprego de fatores de produção, controla de forma rígida os custos e preções dos produtos e, os mecanismos da distribuição e dimensiona o consumo.
4. Economia de escala
É uma produção de bens em larga escala, com vistas a uma considerável redução nos custos, essa economia resulta na racionalização intensiva da atividade produtiva. As grandes unidades de produção representam essa economia de escala, pois possibilitam que um grande número de empregos sejam efetivados e a partir disto seus processos e métodos de controle de qualidade melhoram devido ao grande número de empregados qualificados.
5. Economia informal
É uma economia que abrange pequenas unidades de produção e geração de serviços. A maioria dessas