Resumo sobre qualidade
GESTÃO DE QUALIDADE
Capitulo 3
Premio Nacional da Qualidade
A FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) é uma instituição de 1991 sem fins lucrativos a qual porpos o Premio Nacional da Qualidade. A FNQ busca a gestão da qualidade nas organizações e promover ações que visem promover o entendimento pleno da gestão referênciados nos critérios de excelência.
A entedidade que entende que qualquer instituição que visa qualidade total tem que atender os oitos critérios de excelência que veremos mais adiante.
A FNQ incentivou a premiação das entidades que referenciavam a qualidade total a fim de estimular as instituições brasileiras.
Algumas empresas premiadas: AES Eletropaulo, Brasal Refrigerantes, CPFL Piratininga entre outras.
Processo de Premiação
As empresas eram divididas conforme seu tamanho, são elegiveis empresas nacionais, multinacionais, sociedade de economia mista (fechado ou aberto), essas empresas deveriam elaborar um relatorio abordando todos os itens de avaliação para que seja comprovada o processo de excelencia estabelecido conforme as normas do FNQ.
Após avaliação pela bancada de examinadores os relatorios era pontudados e as sugestões de melhorias encaminhadas as empresas.
Fundamentos da Excelência
Buscando a melhoria das empresas na decada nos anos 80 foi estabelecido um conjunto de padrões que tinha como referencia algumas poucas empresas americanas reconhecida pela sua excelencia.
O modelo de gestão do PNQ tomou como base esses padrões entre eles:
1 - Pensamento sistêmico: entender a interdependência entre os componentes da empresa;
2 – Aprendizado Organizacional: alcançar um novo patamar de conhecimento na empresa;
3 – Cultura de Inovação: ambiente favorável a criatividade;
4 – Orientação por processo: conjuntos de atividades que agregam valor ao processo;
5 – Visão de Futuro: fatores que afetam a empresa a longo prazo;
6 – Geração de valor: garantir o valor tangivel e