Resumo sobre processo penal 1
Diante da Lei é um capítulo da obra “O Processo” de Franz Kafka é um célebre conto escrito no século XIX. Um escritor judeu de língua alemã, que nasceu em 3 de julho de 1883 em Praga e veio a falecer em kloterneuburg em 3 junho de
1924 vítima da tuberculose.
A interpretação do texto parte-se de uma das mais complexas tarefas, dada à dificuldade inerente à leitura e compreensão de FRANZ KAFKA. Mostra uma reflexão acerca de importante tema de direito constitucional, relacionado às dificuldades que surgem diariamente quanto ao acesso à jurisdição, garantia constitucional das mais importantes e destacadas.
INTERPRETAÇÃO
Kafka constrói uma narrativa poética deixando à interpretações profundas e complexas com esta simples história, sobre o homem do campo, o porteiro, e a lei.
Em discussão conversamos sobre a relação entre o homem comum, cidadão, humano e uma figura imperativa, dotada de poder que assemelha -se a um Sistema cujo objetivo e função é guardar a Lei que se representa como um poder, de direito deste homem e cujos efeitos lhe são anunciados.
O autor faz uso de importantes artifícios narrativos para exibir sua crítica: o protagonista um homem simples deseja passar pela porta que simboliza a justiça, sendo que o porteiro uma figura de poder o impede, simbolizando a dificuldade de se conseguir a tão almejada justiça.
Não foi ao acaso que escolheu o homem do campo como protagonista, este passa a representar todos aqueles que são leigos no que se trata o conhecimento de seus direitos e como fazer o uso de tal mecanismo. No Brasil, a chamada “justiça gratuita” não cobre despesas como transporte, estadia e alimentação para os que precisam viajar para vir ao seu encontro, custos que podem comprometer até mesmo a subsistência de grande número de pessoas.
Podemos destacar um outro ponto do texto que merece destaque, ao lermos a obra observamos que homem não tenta passar pela porta da lei ou mesmo enfrentar o porteiro,