Resumo sobre hipérbole
Introdução
O seguinte trabalho acadêmico trará as definições de hipérbole, uma figura de linguagem de pensamento. Além da definição, veremos também o uso da hipérbole nas propagandas, músicas, poesias e outras situações.
HIPÉRBOLE
As normas estabelecidas pela gramática normativa nem sempre são seguidas pelo falante, já que muitas vezes ocorrem “desvios” que podem ocorrer por vários motivos.
• O falante se desvia da norma culta com a intenção deliberada de reforçar a mensagem, tornando-a mais criativa e original;
• O falante se desvia da norma culta por não conhecê-la, isto é, o desvio se deve à ignorância do falante com relação a norma culta. Os desvios da norma culta enquanto reforço da mensagem tem função estilística, não constituindo erro, por isso são estudados sob o título de figuras de linguagem. As figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figura de construção, figura de pensamento e figura de palavras. Destacaremos dentro das diversas figuras de linguagem a hipérbole que é uma figura de pensamento. As figuras de pensamento são recursos de linguagem que se referem ao significado das palavras, ao seu aspecto semântico(o estudo da palavra).
Hipérbole e sua definição: A hipérbole ocorre quando usamos uma expressão exagerada, geralmente para dar maior ênfase à frase e causar impacto e intensifica fora do normal, de modo a acentuar de forma dramática aquilo que se quer dizer, transmitindo uma imagem ampliada do real.quer no sentido positivo, quer no negativo. Vemos e vivenciamos a hipérbole a todo instante no nosso cotidiano através das músicas, poesias, propagandas e reportagens. Citaremos abaixo alguns desses exemplos, como: Na música de Chico Buarque chamada Rosa dos Ventos, podemos analisar o seguinte trecho:
Pois transbordando de flores
A calma dos lagos zangou-se
A rosa-dos-ventos danou-se
O leito dos rios fartou-se
E inundou de