Resumo sobre gestão estratégica e gestão de pessoas
Acompanhando a história das organizações e a evolução das teorias administrativas você pode compreender como as mudanças nos cenários, econômico, social e político interferiram e continuam interferindo na maneira como as instituições são administradas.
A globalização tem contribuído para que as mudanças aconteçam de forma cada vez mais rápida. Ultimamente é só ligar a televisão e acompanhar os noticiários para compreendermos como os fatos que acontecem em mercados distantes geograficamente do nosso podem nos afetar de forma tão intensa.
Gestão Estratégica
Ao longo das últimas décadas várias mudanças aconteceram.
• O surgimento dos blocos econômicos (União Européia, Mercosul, etc)
• O fim da guerra-fria
• A queda do muro de Berlim
• O fim do comunismo na União Soviética
• O computador pessoal (PC)
Vários dos acontecimentos citados aconteceram bem distantes de nossa realidade cotidiana, mas de uma forma ou de outra interferiram em nossas vidas. Lobato (2006, p.33) argumenta que a globalização: “Não é um fenômeno que afeta apenas uma economia: a globalização produz um risco sistêmico para os países e organizações, que podem ser rápida e simultaneamente afetados por crises financeiras e conflitos ideológicos.”
O que é Globalização? A globalização é um processo de expansão econômica que derruba barreiras, sejam elas culturais, políticas, econômicas, legais, éticas, ambientais ou sociais. Ela faz com que produtos e serviços sejam competitivo a nível mundial. Ela sugere um mundo sem fronteiras e limites.
Análise do Ambiente Interno e Externo e Definição estratégica
Gestão estratégica – processo de gestão da empresa que engloba os três níveis estratégicos de curto(operacional), médio (tático) e de longo prazo (estratégico).
A gestão estratégica envolve um comportamento proativo e exige a participação de todos na empresa através do incentivo ao comportamento empreendedor. Lobato(2006, p.34) defende que: “Para conduzir a gestão