Documento 11
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.
Uma nova visão de gerenciamento desses recursos hídricos, pelo Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA) nas Áreas de Preservação Ambiental Municipal (APAM) estabelecida em cada município em todo o seu território municipal é apresentada. Esta nova visão seria revestida das mais extensas prioridades e, harmoniosamente, estaria em pleno e efetivo contato com as outras APAMs de outros municípios.
O modelo atual, vigente, para recursos hídricos, é distante do problema, das soluções e da participação pública efetiva. O gerenciamento local torna-se mais eficaz em razão das peculiaridades de cada região, ou melhor, de cada cidade: sua cultura, sua situação econômica, sua vocação, etc.
Assim, cada gestão hídrica, dentro do SGA em cada APA, em cada município, é uma fórmula integrada de gerenciamento, onde os seus integrantes são, invariavelmente, os próprios conhecedores ou moradores no próprio espaço físico-geográfico.
A implantação e implante de um sistema de gestão ambiental nos moldes da ABNT NBR ISO 14000 acrescenta à nova idéia de administração por APA ou APAM um conceito já consagrado e eficiente a nível mundial, conceito este aplicável a qualquer tipo de administração e em empreendimentos de diferentes tamanhos e peculiaridades, portanto com muita perspectiva de sucesso.
Outro aspecto a ser levantado como inovador, além da idéia principal já abordada, é a questão do desemprego e possível inserção de profissionais em áreas técnicas não absorvidas pelo mercado, ou seja, há a preocupação com o meio ambiente social, que é extremamente importante no sistema de gestão ambiental.
1- O que são áreas de proteção de mananciais? Que atividades são