GIO Componentes de um Canteiro de Obras
4.1 - TAPUME
Divisória de isolamento. É obrigatória a colocação de tapumes ou barreiras sempre que se executarem atividades da indústria da construção, de forma a impedir o acesso de pessoas estranhas aos serviços e preservar o canteiro contra eventuais danos ou perdas. Existem tapumes constituídos de chapas de madeira, metálica ou pvc e os tapumes pré-fabricados também conhecidos como ‘mourões’ constituídos de pilares e placas pré-fabricadas de concreto ou cimentícia. A Norma estabelece a altura de 2,20m em obras de edificações e 1,00m em obras de galerias em passeios ou vias. Devem possuir acesso para pedestres e veículos separados. formado com caibros 5x7 cm, sarrafo 2,5 x 5 cm e chapas de compensado. Também pode ser encontrado tapume com chapa metálica ou prémoldado de concreto.
Deve ter acesso para pessoas (funcionários e visitantes) e portão de correr ou de abrir, que abra nas duas direções.
Acesso coberto para pessoas, com delimitação do caminho a seguir para evitar acidentes, caixa de correio e campainha. 4.2 - LIGAÇÃO PROVISÓRIA
Abastecimento provisório de água e energia elétrica da obra/construção. O Abrigo provisório executado em alvenaria ou pré-fabricado (de acordo com o padrão da concessionária local), dotado de cavalete e caixa padrão de entrada de energia.
ABRIGO E CAVALETE: Existindo o abastecimento de água na via pública, a localização do cavalete e abrigo deve ser:
•afastado no máximo 1,50 m da entrada do lote
•de fácil acesso pela concessionária
•Com percurso simples entre o cavalete e os reservatórios, caso a entrada venha a ser definitiva.
•com distância máxima de 7 metros do portão de entrada, para fácil acesso
ABRIGO COM CAIXA PADRÃO/ POSTE: É necessário solicitar à concessionária de energia uma ligação provisória de energia elétrica, a carga instalada deverá ser previamente calculada para atender a demanda de energia durante a execução da obra. A ligação pode se aérea ou subterrânea.
4.3 - LIGADOS À