Resenha Marcia
Módulo: 3 - A
Valor:
Nota:
Disciplina: Teoria da região e regionalização
Professor (a): Márcia Marques
Data: 3 / 09 / 2015
Aluno (a): Michael Jordan Goleme Silva
RESENHA SOBRE O FILME: MONTANHAS DA LUA.
Analisando as três escolas geográficas, sendo elas, alemã, francesa e inglesa, percebe-se que as escolas alemã e Francesa possuem status global em relação à escola inglesa, pode-se afirmar isso, devido à questão de conhecimento a respeito das três escolas, onde não temos muita informação a respeito da escola inglesa, já a respeito da escola alemã e francesa, que culturalmente foram empregadas na maior parte do mundo, temos o conhecimento a respeito delas.
Percebe-se no filme que as características básicas das escolas alemã e inglesa são semelhantes, entre elas podemos citar as características comuns entre elas, que são de conquistar territórios e ter o poder. Vemos isso durante o filme quando a preocupação do John Speke e seus compatriotas era expandir seu território, pois conquistas de territórios era sinônimo de poder. A escola inglesa possui característica do determinismo, baseado na teoria da escola alemã, onde seu conceito diz que o homem é considerado produto do meio e visa o expansionismo.
Já por outro lado, Richard Burton, preocupava mais em entender a cultura, do que o próprio expansionismo, isso fica evidente nas partes do filme quando a tribo estava em ritual religioso, como ele soube interagir com cada tribo encontrada, a quantidade de línguas faladas, ele procurava entender a cultura de todos os povos.
Enfim, fazendo uma síntese entre essas três escolas geográficas, pode dizer que a escola alemã é voltada para o determinismo, com uma visão holística, e trabalhada de forma descritiva e com objetivo de analisar o meio e o homem. Já a escola francesa possui características do possibilismo, onde a teoria central é que uma sociedade é capaz de se adequar as limitações naturais e transforma-las em vantagens; possui uma visão voltada