Resumo sobre familia
A família é importante na vida emocional de seus membros (que permite transforma a ideologia dominante em visão de mundo sendo eles códigos e valores que serão assumidos pelos indivíduos mais tarde ), como base da sociedade em si,e das relações sociais equilibradas. A família é um espaço de mediação entre indivíduo e sociedade constituindo a formação da nossa primeira identidade social.
Existem diferentes abordagens sobre a instituição familiar mas é na ideologia que vai encontrar o papel de introduzir e reproduzir a família como algo natural e imutável.
Para Talcott Parsons a sociedade estabelece uma relação harmoniosa e auto-reguladora com o indivíduo. A família sendo responsável pelos conjuntos de papéis e valores do indivíduo. A sociedade capitalista a família é universal e imutável.
Para Freud família é um papel assumido por um determinado momento histórico, sendo algo natural e inevitável a dominação e a repressão ( por uma falta de visão social que consagrou a família burguesa).
Família: algumas inquietações
Pensava a família (na sua importância no modo de vida da população ao revelar as lutas contra a opressão e dominação vivenciadas no cotidiano) sob a perspectiva da reprodução da força de trabalho, ou seja, reprodução social. Foi sobre a ótica feminina que foi trabalhada o conceito de reprodução entendida como “esfera” ( esta organizada pelas relações de gênero e fundada na divisão sexual do trabalho sendo articulada e ao menos tempo distinta da esfer da produção de bens e serviços no qual se encontra um espaço especial para o análise da subordinação feminina) ou “instância” que são específicas da vida social ( reservada a produção social da vida dos seres humanos tanto no cotidiano e nos termos geracionais.