Resumo Artigo sobre o Bolsa Família
O referido artigo trata-se de uma pesquisa referente ao PBC (Programa Bolsa Família), que tem por objetivo: conhecer os perfis dos beneficiários e suas perspectivas de inserção social e profissional, pontuar as demandas para uma melhor adequação do programa promovendo maior qualidade.
Realizada em 2008, em Niterói, Município com o melhor indicador social do Estado e já em 2007, com a meta de cobertura pelo programa, designada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, quase 100% atendida. Já decorridos quase 06 (seis) anos da implantação do PBF na região, é de vital importância a pesquisa para a análise do funcionamento do programa e seu acesso para os cidadãos.
Objetivos do programa e focalização na família
Criado em outubro de 2003, voltado para a transferência de renda sob condições às famílias pobres. Um programa que envolve vários setores como escola e saúde e assistência aplicado de forma descentralizada pelos Municípios, Estados e Federação.
Para a garantia do benefício às famílias tem a obrigatoriedade do cumprimento de exigências, tem um caráter disciplinador. O Estado diante do quadro acentuado da situação de pobreza tem usado as políticas de transferência de renda como a melhor saída para o problema.
A metodologia de pesquisa foi direcionada a uma abordagem mais profunda a fim de elaborar e recomendar políticas públicas.
Foi com isso traçado o perfil dos titulares, sexo, escolaridade, renda, tipos de família, trabalho e etc.
Outro ponto importante da pesquisa foi à análise de perspectiva de futuro, e o que deve ser feito para melhorar a renda familiar, onde se obteve a constatação de que um bom trabalho, melhor educação e qualificação seriam as melhores opções para ascensão de qualidade de vida.