Resumo sobre emoçoes
A emoção nos motiva a agir. Por exemplo, você reclamará de um produto que lhe foi entregue com defeito se sentir um mínimo de indignação e raiva por isso. A Raiva, tristeza, medo e alegria fazem parte do grupo de nossas emoções fundamentais mas há outros tipos de emoção como: desprezo, nojo, surpresa entre outros.
Existe uma distinção entre a emoção e os resultados da emoção, principalmente os comportamentos gerados e as expressões emocionais. As pessoas frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais, como chorando, lutando ou fugindo. Ainda assim, se podem ter a emoção sem o correspondente comportamento, então nós podemos considerar que a emoção não é apenas o seu comportamento e muito menos que o comportamento não é a parte essencial da emoção.
A inteligência emocional é a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. Segundo, Gilberto Vitor, a Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento e os objetivos de interesses comuns.
A partir desta definição, é possível entender porque as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades.