Resumo sobre emile durkheim
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I – Prof. Graziele Schweig
Integrantes: Gabriel Schirmbeck, Lucas Boeira, Luis Roberto, Marcos Masiero, Marlom Zotti Bittencourt, Rafael Cabral
Émile Durkheim (1858-1917) Influenciado por Comte, formado em Filosofia.
Principais obras: “Da Divisão do Trabalho Social (1893)”, “As Regras do Método Sociológico (1895), “O Suicídio (1897)”, “As Formas Elementares da Vida Religiosa (1897)”.
Da Divisão do Trabalho Social, aborda a interação social entre os indivíduos que formam a sociedade. Solidariedade Mecânica: Indivíduos possuem os mesmos princípios e valores sociais em relação às questões materiais necessárias para a sobrevivência e às crenças religiosas, pouca divisão do trabalho, cada indivíduo tem boa noção das relações de trabalho, são mais independentes. Solidariedade Orgânica: Sociedades mais complexas em relação à diferenciação individual, maior consciência individual. Diferenças nos valores, crenças e interesses individuais, variedade e diferenciação das funções desempenhadas por cada um. Sociedades complexas como organismos vivos, órgãos são diferentes entre si em uma analogia à divisão do trabalho, mas todos são interdependentes para que o organismo vivo funcione plenamente, quanto maior a divisão social do trabalho, maior é essa dependência entre os constituintes.
As Regras do Método Sociológico: Durkheim inaugura o conceito de fato social, que segundo ele deveria ser o objeto de estudo da Sociologia. Fatos sociais são meios de agir, pensar e sentir externos ao indivíduo, que exercem sobre ele um poder coercitivo. Esses processos coletivos regulam e moldam as vontades individuais das pessoas desde o nascimento, permitindo certa convivência do homem em sociedade. O autor se preocupava em estabelecer a Sociologia como ciência, discorrendo sobre a importância de se aplicar o método científico nos trabalhos sociológicos. Ele defendia que os fatos sociais deveriam ser estudados de