sociologia de émile durkheim
Química Industrial
Médio Integrado
2º ano do 2ºgrau
Professora:
Estudantes:
A ordem social de Émile Durkheim
Contagem 12 de março de 2014
Introdução
Neste trabalho, iremos mostrar a história de Émile Durkheim e suas principais obras. O que ele pensava e estudava? suas teorias e sua preocupação com a ordem social, com o respectivo contexto histórico. O trabalho será realizado através de pesquisas na internet e, tem como objetivo entender por que Émile Durkheim se tornou um dos pais da sociologia. Além de, compreender sua preocupação de estabelecer uma ordem social na sociedade.
Desenvolvimento
Quem foi Emile Durkheim?
Biografia
Nascido em Épinal, França, em 1858, Emile Durkheim pertencia a uma linhagem de oito gerações de rabinos. Assumindo-se, porém, como agnóstico, recusa-se a se tornar rabino e entra na Escola Normal Superior, onde encontrou algumas personalidades da época). Essa formação permitiu a ele inscrever-se numa dupla tradição cultural judaica e clássica.
Tornou-se professor em Bordeaux, em 1887, encarregado especialmente das aulas de Pedagogia e Ciências Sociais. Durkheim é enviado à Alemanha, onde foi marcado pelo funcionamento das universidades e pelos filósofos que se interessam pelo papel do Estado moderno na época. Quando voltou para Bordeaux, Durkheim começou a redação de suas obras de Sociologia, disputando, então, com outros grandes escritores a hegemonia intelectual sobre a Sociologia. A escola de Durkheim termina seu crescimento, graças aos seus ideais intelectuais e institucionais.
Em 1898, Durkheim funda a revista de Ciências Sociais L’Année Sociologique e, em 1902, é nomeado professor da Faculdade de Letras da Universidade de Paris, onde desempenhou o papel de consolidar a Sociologia como disciplina universitária. Em matéria de política, Durkheim permaneceu bastante discreto. Foi membro fundador da Liga Francesa para a Defesa dos Direitos