Resumo sobre Emile Durkheim, Sint Saimon e Karl Marx
1211 palavras
5 páginas
Disciplina: SociologiaRelatórios de Sociologia
São Luís/2013
“A educação é uma segunda vida dado a vida moral do homem, tão importante quanto a vida física”
(Conde de Saint-Simon)
“O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende.
E não poderá sabê-la sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada.” (Émile Durkheim)
“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lh e determina a consciência.” (Karl Marx)
Sumário
Karl Marx ................................................................. pg 4
Saint Simon............................................................... pag 5
Emile Durkheim........................................................ pag 6
Karl Marx
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx,
nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas
Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel.
Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unirse com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Este grande revolucionário, que também participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados, foi