Bioquimica
As proteínas são macromoléculas formadas por uma sucessão de moléculas menores conhecidas como aminoácidos. A maioria dos seres vivos, incluindo o homem, utiliza somente cerca de vinte tipos diferentes de aminoácidos, para a construção de suas proteínas. Com eles, cada ser vivo é capaz de produzir centenas de proteínas diferentes e de tamanho variável.
A carne vermelha: É composta por cretina natural, zinco e vitamina B e é uma das melhores fontes de proteínas de construção muscular.
Leite: São ricos em proteínas de alto valor biológico. Para as crianças, os produtos lácteos ajudam ao correto crescimento dos ossos e dentes, e permitem a construção de reservas necessárias para o futuro. É também importante na idade adulta para prevenir e atrasar a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fraturas.
Ovo: A clara do ovo é riquíssima em albumina, uma proteína de origem animal que possui um ótimo amino grama e um alto valor biológico. A clara ajuda na reparação dos músculos e prolonga a sensação de saciedade por ser uma proteína de longa absorção. Já a gema do ovo, muitas vezes vista como a vilã do ovo, na verdade carrega com ela muitos nutrientes e é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina entre outros.
2) O que diferencia um aminoácido de outro? De dois exemplos.
A cadeia lateral que diferencia os aminoácidos.
Se o radical for – CH3 terei o aminoácido Alanina. Se meu radial for –H, terei aminoácido Glicina. SE meu radial for –CH2- OH, terei a Serina.
3)Como 2 aminoácidos são ligados entre si?(ligação peptídica)
Conforme pode ser observado, a ligação entre aminoácidos ocorre entre o grupamento carboxílico do primeiro e o grupamento amina do segundo (ou vice-versa), com liberação de uma molécula de água a cada reação formada. O nome dado a essa reação é de ligação peptídica, pois é a reação formadora de um peptídeo.
4) Humanos são capazes