Resumo sobre artigo células tronco
SALVADOR-BAHIA
06 DE MAIO DE 2013
ARTIGO CÉLULAS-TRONCO
RESUMO
De acordo com a reportagem publicada em 01/10/2007, em revista online “HEMO em revista” na matéria o Brasil avança nos estudos de células-tronco, este artigo tem como base os avanços dos estudos das células-tronco no Brasil, bem como sua situação, regulamentação de leis, espaço conquistado e uma breve comparação com outros países.
Como são conhecidas as células-tronco são ricas em sua capacidade de se dividir e originar novas células, onde as mesmas a partir de estudos são analisadas e usadas para controle e prevenção de doenças.
Com base no artigo, afirma-se que as primeiras pesquisas foram feitas cerca de 20 anos com camundongos fora do Brasil, pois só em Março de 2005, foi criada a lei da biossegurança, que permitia o estudo,ainda assim limitado no sobre células-tronco no Brasil, a legislação, só permitia que o material fosse colhido a partir de embriões congelados, com fertilização assistida, com autorização dos responsáveis pelo material e estivesse em processo de congelamento por mais de 3 anos.
Estima-se que existia cerca de 30 mil embriões em estado de congelamento em clinicas do Brasil.
Contudo um dos problemas existentes para que o pais se destaca-se a nível mundial em pesquisas com as células e a questão do investimento, afirma-se que quando foi aprovado a lei da biossegurança, foi determinado pelo governo que cerca de R$: 5 milhões, seriam investidos para ajudar em pesquisas. Mais não bastava só este valor, pois e notório que pra uma pesquisa de grande porte, este valor era risório, dependo assim de ajuda de parceiros de instituições privadas, que não incentivava por não dar credibilidade as pesquisas.
Se não bastasse, o tema da pesquisa, trouxe uma grande polemica a sociedade, pois ela sentia-se ameaçada de certa forma, e assegurava que a pesquisa feria os direitos dos embriões ou seja ocasionou em grande discussão, mais