As mudanças apos a primeira guerra mundial
Após a 1ª Guerra Mundial existiram algumas mudanças; económicas, sociais e geo-políticas.
Comecemos pelas sociais: após a guerra formou-se uma nova sociedade. Os homens foram destacados para ir combater e as mulheres começaram a trabalhar e a ter outro papel na sociedade.
Após a guerra intensificou-se o fenómeno da massificação - uniformização dos comportamentos - que já vinha desde a revolução industrial. Com a massificação, todas as pessoas se levantavam à mesma hora, iam para os seus locais de trabalho através dos mesmos meios de transporte, vestiam as mesmas roupas, divertiam-se da mesma forma, etc. Houve também uma ruptura com os valores tradicionais; a família, moral sexual, papel da mulher (emancipação), religião e regras de conduta (anomalia social). A guerra trouxe um sentimento de descrença e de pessimismo.
Passemos agora às mudanças geo-políticas; após a guerra em 1919 foi criado o tratado de Paris, onde foi feito um novo mapa geopolítico. Neste mapa houve a queda dos Impérios e o aparecimento de vários países. Para além disso, dá-se uma democratização dos regimes políticos que vigoravam na Europa.
Quanto às mudanças económicas; apareceu uma nova potência Mundial, os EUA. Este país sofreu esta ascendência devido ao facto de: a Europa ter sido o palco da guerra e como tal ter de pagar as despesas desta. Por outro lado, os homens foram para a guerra e assim deixa de existir mão-de-obra e, consequentemente, a produção diminuiu, pois os campos (agricultura) e as fábricas (indústria) estão destruídos. Para tentar resolver estes problemas, a Europa pede empréstimos aos EUA e começa a importar cada vez mais. Estes empréstimos acarretam juros. Assim, os EUA enriquecem, embora tenham entrado na guerra (numa fase posterior) e não tenham sido afectados no seu território. Os EUA, começaram a exportam mais e a produzir mais, assim há mais lucros e mais emprego, como consequência há mais dinheiro e mais consumo,