Resumo SO
Sistema de arquivos é a parte mais visível de um sistema operacional, pois a manipulação de arquivos é uma atividade frequentemente realizada pelos usuários, devendo sempre ocorrer de maneira uniforme, independente dos diferentes dispositivos. Um arquivo é um conjunto de registros definidos pelo sistema de arquivos, tornando seu conceito abstrato e generalista.
Consiste em como seus dados estão internamente armazenados. A estrutura dos dados pode variar em função do tipo de informação contida no arquivo. Arquivos-textos possuem propósitos completamente distintos de arquivos executáveis, consequentemente estruturas diferentes podem adequar-se melhor a um tipo do que a outro.
A forma mais simples de organização de arquivos é através de uma sequência não-estruturada de bytes. Neste tipo de organização, o sistema de arquivos não impõe nenhuma estrutura lógica para os dados.
As organizações mais conhecidas e implementadas são a seqüencial, a relativa e a indexada. Os registros podem ser classificados em registros de tamanho fixo, quando possuírem sempre o mesmo tamanho, ou registros de tamanho variável.
Métodos de acesso
Acesso sequencial: o acesso era restrito à leitura dos registros na ordem em que eram gravados, e a gravação de novos registros só era possível no final do arquivo. Era próprio da fita magnética, que, como meio de armazenamento, possuía esta limitação.
Acesso direto: Permite a leitura/gravação de um registro diretamente na sua posição. É realizado através do número do registro, que é a sua posição relativa ao início do arquivo. Não existe restrição à ordem em que os registros são lidos ou gravados, sendo necessária a especificação