Resumo de sos
Neste tipo de sistema, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Neste tipo de sistema, enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo. Nota-se então um compartilhamento de memória e do processador. O SO se preocupa em gerenciar o acesso concorrente aos seus diversos recursos, como memória, processador e periféricos, de forma ordenada e protegida, entre os diversos programas.
1.1 Sistemas Batch
Foram os primeiros a serem implementados, em 1960. Os programas, também conhecidos como Jobs, era submetidos para execução através de cartões perfurados e armazenados em disco ou fita, onde aguardavam para ser processados. Posteriormente, em função da disponibilidade de espaço na memória principal, os Jobs eram executados, produzindo uma saída em disco ou fita.
Atualmente, os SOs implementam ou simulam o processamento batch.
1.2 Sistemas de tempo compartilhado
Permite que vários programas sejam executados a partir da divisão de tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo(time slice). Esses sistema possuem uma linguagem de controle que permite ao usuário comunicar-se diretamente com o SO através de comandos. O sistema, normalmente responde em poucos segundos à maioria dos comandos solicitados, desta forma, ficaram conhecidos como sistemas on-line.
1.3 Sistemas de tempo real
Enquanto sistemas de tempo compartilhado o tempo de resposta pode variar sem comprometer as aplicações em execução, nos sistemas de tempo real os tempos de resposta devem estar dentro de limites rígidos, que devem ser obedecidos, caso contrário poderão ocorrer problemas irreparáveis. Nos sistemas de tempo real não existe a ideia de fatia de tempo, um programa utiliza o processador o tempo que for necessário ou até que apareça outro mais