Resumo sintetico do caso dos exploradores de caverna
(Resumir sinteticamente, fazer análise crítica da sentença que foi dada sob o ponto de vista do Direito Natural e Positivo. Como conclusão: Como seria a pena de acordo com o seu ponto de vista)
RESUMO SINTÉTICO
Cinco membros de uma expedição adentraram em uma caverna de rocha calcária em um lugar ermo, quando houve um desmoronamento, que bloqueou a saída dos mesmos.
Uma equipe de resgate foi acionada para tentar tirá-los de dentro da caverna, mantendo, com os mesmos, contato via rádio. Após vinte dias soterrados, foi dada uma previsão que ainda restaria dez dias para conclusão do resgate. Foi solicitado por um dos exploradores, o líder Roger Whetmore, se se sobreviveriam alimentando de um dos parceiros presentes, o que foi confirmado, a contragosto, por um médico.
Ao final do resgate, foi constatado que o líder Roger Whetmore, fora morto e comido pelos colegas, que o fizeram por meio de sorteio.
ANÁLISE DA SENTENÇA PELO DIREITO NATURAL
Os exploradores encontravam-se regidos pelo Direito Natural, pois, na situação que se encontravam não existia a coexistência dos mesmos em sociedade, desaparecendo, pois, a existência do direito positivo. Em razão dos mesmos encontrarem regidos pela “Lei da Natureza”, onde os mais fortes sacrificam os mais fracos para sobrevivem. Concluindo, quando os exploradores tomaram a decisão de sacrificar um dos membros, a fim de sobreviverem, estavam eles distantes da ordem jurídica, fora da sociedade civil, além disso realizaram um acordo, aceito por todos.
ANÁLISE DA SENTENÇA PELO DIREITO POSITIVO
O juiz deve ser imparcial e julgar de acordo com a lei, pois o poder judiciário tem grande influência em governar os homens, e o mesmo, fez juramento de aplicar o direito, e não a emoção ou sentimento conexo. De acordo com o Código de Processo Penal, em seu art. 121 é crime ceifar a vida de outras pessoas, portanto o direito natural é