Odisseia no Espaço
UMA ODISSÉIA
NO ESPAÇO
Arthur C. Clarke
Título do original inglês: 2001 - A space odyssey
Tradução de: Stella Alves de Souza
Copyright © 1968 by Arthur C. Clarke and Polaris Productions, Ing.
Edição em livro de bolso autorizada pela EXPED, Expansão Editorial S.A. - RJ
Copyright © 1975 para edição de bolso: EDITORA EDIBOLSO S.A.
Impressão e Acabamento: Círculo do Livro S.A.
4ª Edição
Idioma: Português do Brasil
Digitalizado por SCS
Completado em 16/07/2010
NO PRIMEIRO ANO DO SÉCULO XXI
Você é o comandante do Discovery, uma imensa nave espacial viajando a milhares de quilômetros por hora. Seu destino é um planeta nos limites mais longínquos do sistema solar. Seus companheiros de viagem são um navegador, três hibernautas congelados, e HAL, um computador muito falante, que está guiando o curso da nave e também de sua vida. A missão a cumprir — através do abismo do espaço — começou com o encontro de uma estranha formação monolítica numa das crateras lunares. Não há a menor possibilidade de ser este monólito uma formação natural, principalmente porque ele emite sinais inexplicáveis. Seria um cartão de visitas deliberadamente enterrado na Lua, deixado por uma Inteligência alienígena há milhões e milhões de anos?
E você deve descobrir QUEM, QUAL A MENSAGEM, AONDE e POR
QUE...
Prólogo
Erguem-se trinta fantasmas atrás de cada homem vivo. É esta precisamente a proporção entre os que ainda vivem e os que já morreram. Cerca de cem bilhões de criaturas humanas já pisaram o planeta Terra desde que o mundo existe.
É uma cifra interessante, pois, por coincidência, há aproximadamente cem bilhões de estrelas nesse universo particular, a via-láctea. Portanto, para cada homem que viveu corresponde uma estrela em pleno brilho.
Mas cada uma dessas estrelas é um sol, freqüentemente muito mais brilhante e resplandecente do que a pequenina e vizinha estrela a que chamamos
Sol. É em torno de muitos deles, da maioria, talvez, desses