Resenha odisseia no espaço
COMUNICAÇÃO SOCIAL – TEORIA DA COMUNICAÇÃO I PROF: ANA CESALTINA
NOME: FRANCISO LEONARDO ALVES COUTINHO
RESENHA : FILME 2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO
No começo a escuridão por um longo período e após essa fase, o aparecimento dos primeiros hominídeos, nossos descendentes diretos, na evolução humana. Nossos antepassados são mostrados de forma igualitária aos demais animais na cadeia alimentar, ou seja, lutam com outros animais por alimentos mais fáceis de se encontrar no ambiente, como a vegetação. Sendo assim, passam grande parte do tempo se alimentando e procurando fontes de água para matar sua sede, sem desenvolver nenhuma outra atividade.
Podemos assim relacionar os primeiros 30 minutos do filme com a evolução da história da comunicação humana, começando pela Comunicação Corporal, onde se comunicam como os outros animais, usando o corpo como forma de expressar sua vontade e sentimento, através de expressões faciais, gestos, postura corporal e grunidos. Essa comunicação fica bem clara na parte do filme em que um grupo está repousando perto de uma fonte de água e outro grupo se aproxima começando a travar uma briga pela posse do local utilizando da comunicação expressiva, passando assim toda sua agressividade e expulsando o grupo vencido.
“Aurora do Homem”: Com um período de grande escassez no mundo, o homem tem que usar de outros artifícios para se alimentar, e isso fica retratado quando ele desenvolve técnica e usa utensílios para mudar seu modo de vida e da um salto para o topo da cadeia alimentar, descobrindo que um pedaço de osso poderia ser usado para abater outros animais e também usado como arma. Sendo assim, alimentando-se de outros animais e suprindo suas necessidades calóricas por mais tempo, sobraria espaço para desenvolver outras atividades e sua capacidade cognitiva, dando o 1º passo gigantesco na história da humanidade e se diferenciando dos outros animais com o desenvolvimento da linguagem. Logo a comunicação humana