Resenha de "Os Lusíadas e o discurso ideológico de expansão"
"Os Lusíadas e o discurso ideológico da expansão"
Rio de Janeiro, 01 de Outubro de 2014
Professora: Teresa Cristina Cerdeira
Nome: Flávia Pereira RamalhoDRE: 112025423
"Os Lusíadas e o discurso ideológico da expansão" é o texto da Maria do Perpétuo Socorro Corrêa Lima de Almeida que apresenta uma breve análise d'Os Lusíadas baseada na ideologia de expansão. O texto, proveniente de uma palestra realizada pela autora, discorre sobre o que é a ideologia da expansão e quais são seus desdobramentos ideológicos na obra. É um texto curto, que não possui seções, e que se mostra muito útil aos estudantes de graduação que estão aprendendo sobre Os Lusíadas, porque ele tem uma linguagem de fácil entendimento e que elucida questões fundamentais da obra de Camões. Além disso, é também um excelente artigo para os interessados no estudo da literatura portuguesa, pois apresenta uma teoria consistente.
A autora inicia afirmando de onde surgiu os questionamentos que deram origem a esse trabalho e diferencia Os Lusíadas e a Odisséia, que costumam ser muito comparadas por se tratarem de epopéias de viagem. De acordo com ela, enquanto a Odisséia se preocupa com a volta, o importante para a obra camoniana é a ida, já que se trata de uma epopéia de espaço que se narra para chegar a um fim. Camões transforma a categoria ideológica do espaço em categoria estética ao transforma-la em estrutura textual através do projeto ideológico da expansão.
Um dos pontos que a autora fala muito é a questão do Renascentismo versus medievalismo. E é a partir da visão humanista do Renascentismo que Maria do Perpétuo Socorro explica a ideologia de expansão. Para ela, através do espaço, Camões transforma a ideologia de expansão particular portuguesa em ideologia humanista de superação da condição humana. Há também, nessa ideologia, os ideais de Cruzada de povo eleito que serve ao divino.
Uma outra característica do renascimento lembrada pela autora é o espaço unificado, em oposição à