Seis coisas
Checar a lista de coisas a fazer pela manhã gasta mais tempo que o necessário, afirma a organizadora profissional Julie Morgenstern, autora do livro Never Check Email in the Morning(Nunca Confira Email pela Manhã, em tradução livre). Tire cinco minutos ao final de cada dia de trabalho para checar seu calendário. Decida antes como preencher o tempo livre ou lidar com sobrecarga. "Você vai ganhar duas ou três horas por dia de produtividade focada em vez de perder uma meia hora analisando o que fazer”, afirma.
2. Faça logout das redes sociais
Se as redes sociais são uma tentação grande demais para você, crie o hábito de sair de todas antes de começar um projeto importante. Essa é a dica de Emily Schwartz, autora do livro The Time Diet (A Dieta do Tempo, em tradução livre). “O passo extra de ter que digitar sua senha lhe dará tempo o bastante para perceber que você está se distraindo”, ela afirma. “Trabalho distraído leva mais tempo que trabalho focado”, complementa.
3. Prepare-se para reuniões
Reuniões podem resultar em perda de tempo, mas, de acordo com Morgenstern, estabelecer uma rotina pré-reunião pode aumentar sua eficiência. Ao convocar uma reunião, avise aos outros participantes o que eles devem esperar dela. Se você for chamado para uma, pergunte ao organizador qual a melhor forma de se preparar. “Envolver as pessoas de forma proativa antes de reuniões pode evitar a perda de uma hora colocando todo mundo a par de todos os assuntos”, afirma.
4. Acompanhe o progresso
Depois de dar uma tarefa a alguém, crie o hábito de mandar uma confirmação por escrito, para explicar exatamente o que espera dela, afirma Schwartz. “Esse minuto de acompanhamento pode salvar horas de aborrecimento depois, se, por exemplo, houver um mal-entendido em relação a um deadline”, ela explica.
5. Organize sua mesa
Quando você arruma tudo no final do dia, é mais fácil começar o trabalho na manhã seguinte, afirma a organizadora profissional