Resumo segunda semana gestacao
Após a formação da membrana de Heuser a cavidade blastocística passa a se chamar cavidade exocelômica. As células do endoderma do saco vitelino se modificam em um tecido conjuntivo frouxo, o mesoderma extra-embrionario, que envolve o âmnio e saco vitelino.
É durante a formação do saco vitelino que ocorre a formação das lacunas e o sangue materno recebe o HCG produzido pelo sinciciotrofoblasto que mantém o corpo lúteo até a formação da placenta. A comunicação dos vasos uterinos erodidos com as lacunas representa o inicio da circulação uteroplacentária.
À medida que ocorrem mudanças no trofoblasto e no endométrio, o mesoderma extraembrionário aumenta e espaços isolados aparecem dentro dele. Rapidamente esses espaços se fundem, formando uma cavidade isolada, o celoma extraembrionário. Ela envolve o âmnio e o saco vitelino, exceto onde eles estão aderidos ao córion através do pedículo do embrião.
A implantação começa no fim da primeira semana e usualmente ocorre no endométrio do útero e com mais frequência na parede posterior.
TERCEIRA SEMANA DE GESTAÇÃO
A terceira semana do desenvolvimento embrionário se caracteriza pela gastrulação (processo no qual o disco bilaminar se torna trilaminar), se inicia com a formação da linha primitiva na superfície do epiblasto do disco embrionário. Cada folheto originará diferentes órgãos e tecidos.
Ectoderma – epiderme, SN.
Endoderma – revestimentos da derme e do SD além de células das glândulas anexas.
Mesoderma – camadas musculares lisas, tecidos conjuntivos, sistema cardiovascular, fonte de células do sangue.
Nesse período o embrião é chamado de gástrula.
Linha Primitiva
Seu aparecimento se dá na extremidade caudal do embrião, ela é o resultado da proliferação e migração das células do epiblasto para a região mediana do disco embrionário. A linha primitiva alonga-se pela proliferação de células na sua região caudal, a região cefálica se prolifera formando o nó primitivo. Juntamente se forma uma leve