Perfil metabólico proteico em ovelhas no período de peri-parto e pós-parto
Joselaine Bortolanza Padilha (Unicentro – IC/ voluntário), Daniela Rita Deparis Pivatto, Priscila Michelin Groff, Letícia Misturini Dalla Costa, Mirodion Santos Oliveira, Margarete Kimie Falbo (Orientador), e-mail: margaretefalbo@hotmail.com .
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências Agrárias. Departamento de Medicina Veterinária, Guarapuava, Paraná.
Medicina Veterinária, Medicina Veterinária Preventiva
Palavras-chave: gestação, lactação, ovinos
Resumo:
Avaliou- se o perfil metabólico proteico em ovelhas no período de peri-parto e pós- parto, sendo 7 dias antes do parto, e 7,14 e 21 dias de lactação. As médias de uréia, globulina e proteína total não apresentaram diferenças estatísticas significativas. Os valores de proteína total e albumina tiveram uma redução conforme avançou o período pós-parto.
Introdução
O período de gestação das ovelhas é uma fase crítica, sendo importante dar atenção às questões nutricionais, pois a condição de gestação aumenta as necessidades alimentares, principalmente nas últimas seis semanas antes do parto, quando se acelera o desenvolvimento fetal e completam- se aproximadamente 70% do seu crescimento (RUSSEL, 1979). No período de transição, que compreende três semanas finais da gestação e três semanas inicias da lactação, que acontece a mobilização das reservas corporais, necessária para satisfazer as exigências de energia e proteína dos animais, resultando em redução do escore de condição corporal e do peso corporal das ovelhas. O método mais rápido de avaliação do equilíbrio metabólico em ovinos, em períodos críticos é a determinação de alguns metabólitos na circulação. A concentração destes é indicador do volume de reservas de disponibilidade imediata, que é mantida dentro de certos limites fisiológicos, considerados como os valores normais. Caso os animais apresentem níveis séricos fora destes