Administração de empresa
-------------------------------------------------
Unidade 2 – Avaliação da Aprendizagem Escolar
APRESENTAÇÃO
Caro aluno (a)
Vale dizer que é grande a minha satisfação de poder refletir junto com vocês aspectos voltados para a avaliação da aprendizagem escolar, principalmente quando o diálogo envolve professores e gestores.
Sabemos que a escola vem sendo pressionada a todo o momento cada vez mais com inúmeros formatos de avaliações externas, as quais buscam a todo custa medir e divulgar números e índices sobre a educação brasileira.
No entanto, para nós educadores nunca pode ser deixado de lado reflexões tais como: quanto o nosso aluno realmente aprendeu; quanto realmente eu consegui ensinar, quanto o processo ensino aprendizagem promoveu em termos de emancipação cultural e social em nosso aluno. Para tanto, vencer as amarras promovidas pelas políticas públicas de avaliação para educação brasileira exige que cada vez mais os professores mergulhem nas construções teóricas realizadas pelos pesquisadores da educação preocupados com o sucesso escolar do aluno e não simplesmente com o seu acesso e permanência na escola.
Diante deste panorama, a seguir discutiremos sobre conceito, tipos e modalidades avaliativas, bem como sobre os diferentes instrumentos de avaliação e registros que podem auxiliar o professor na sua tarefa de promover aprendizagens.
Esse é o nosso desafio!
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Fonte: Clip Art (2013)
Normalmente a avaliação da aprendizagem é vista com muita resistência por parte dos alunos. Na maioria das vezes os alunos ficam ansiosos e inseguros diante da avaliação, pois, seu olhar está muito mais voltado para as consequências, do para os seus resultados.
Em dia de prova é comum ouvirmos falas tais como:
Professora a prova tá difícil?
Professora você fez a prova com muito carinho, né!
Professora é prova objetiva ou subjetiva?
Ou ainda:
Nossa! Estou muito nervosa!
Meu Deus! Não vejo a hora de passar esta prova!