Monarquia aabsolutista

513 palavras 3 páginas
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre monarquia absoluta, onde monarquia significa a forma de governo no qual o seu governante permanece como chefe de Estado de forma vitalícia, continuada, até sua morte ou abdicação. Este governante é conhecido como monarca. Na era contemporânea, principalmente depois do iluminismo, surgiram monarquias constitucionais, presentes no Reino Unido, Austrália, Suécia, entre outros países. Numa monarquia absoluta, o que tem posse do trono do governo não depende de outra pessoa para tomar suas decisões, promulgar leis, punir e impor decretos, pois tem poder absoluto.
Prefacio
Irei citar sobre o que se trata monarquia absoluta ou absolutista, mediante as informações do site de minha pesquisa, que fala o seguinte, que segundo a definição clássica, é a forma de governo onde o Monarca ou Rei exerce o poder absoluto, tendo como principal característica a inexistência da divisão dos três poderes, que se concentram nas mãos de uma só pessoa.
Biografia
Durante a Idade Moderna, a Monarquia absoluta ou absolutista era muito comum, segundo a definição clássica, é a forma de governo onde o Monarca ou Rei exerce o poder absoluto, isto é, independente e superior ao de outros órgãos do Estado. Tem como principal característica o seu detentor estar acima de todos os outros poderes ou de concentrar em si os três poderes do constitucionalismo moderno - legislativo, executivo e judicial.
Esse tipo de governo foi muito comum na Europa ocidental entre o século XVII e meados do Século XIX.
Em Portugal, enquanto reino, apesar de várias fases do desenvolvimento em um sentido crescente do aumento de autoridade e concentração do poder nas mãos dos reis até ao aparecimento da Monarquia Constitucional, verdadeiramente nunca existiu o absolutismo mas sim o que os monárquicos chamam uma Monarquia Tradicional[1], pois o rei tinha poder limitado pelas cortes e por outros órgãos de soberania.
Um exemplo de Estado que teve uma monarquia absoluta foi a Inglaterra,

Relacionados