Estudos
ZILDA CATARINA DE PAIVA
SAÚDE COLETIVA: CASO DE CLARICE
MOSSORO 2011 ZILDA CATARINA DE PAIVA SAÚDE COLETIVA: CASO DE CLARICE
Trabalho apresentado a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança na disciplina Saúde Coletiva II referente ao Trabalho Científico para obtenção a nota da segunda avaliação.
Orientadoras: Profª. Ms.C. Karla Simóes
Profª.Ms.C. Verusa Duarte
MOSSORO
2011
RESUMO
A incidência de hipertensão gestacional crônica na gravidez tem crescido com aumento de gestações em mulheres mais velhas. E mais frequente em negras do que em brancas. Sua definição na gestação a hipertensão crônica e definida como o aumento da pressão sistólica (PS) >140 mmHg e da pressão diastólica (PD) > 90 mmHg, em duas ocasiões distinta, espaçadas de no mínimo 4 horas, antes de 20 semanas da gestação, persiste ate 6 semanas após o parto. Mulheres com hipertensão crônica tem risco acrescido de pré-eclâmpsia supera juntada, o que conduz piora no prognostico materno e fetal. A doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG), na sua forma pura, caracteriza-se pelo aparecimento, em grávida normotensa, após a vigésima semana de gestação, da tríade hemodinâmicas observadas na gravidez normal, que incluem ajustes na fisiologia renal sintomática: hipertensão, proteinúria e edema.
Palavras chaves: Hipertensão, gravidez, pré-eclâmpsia
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..........................................................................................................................05 1. HIPERTENSÃO GESTACIONAL ....................................................................................06 1.1 Conceito ...........................................................................................................................06 1.2 Definição ........................................................................................................................06