Resumo replicação de dna
A vida das células que se dividem passam por duas etapas que se alternam ciclicamente, conhecidas como interfase e mitose, na interfase se divide em três fases G1, S , G2. Na fase G1 ocorrem as diversas atividades das células (secreção, condução, contração, endocitose etc.). é seguida pela fase S, em cujo transcurso ocorre a replicação do DNA. Depois, tem lugar a fase G2, transição que se estende até o inicio da fase M –correspondente a mitose – ao final da qula as moléculas de DNA duplicadas são segregadas nas células- filhas (DE ROBERTIS, 2010, p. 263.).
O processo de replicação do DNA envolve a participação de diversas enzimas, entre elas, as polimerases, muito importante nesse processo, pois elas atuam no processo da síntese da nova molécula de DNA. Bem como as topoisomerase que ajudam deselicoidizar o material genético, helicase que quebra as pontes de ligação entre as bases nitrogenadas, a primase que sintetiza os primer, a ligase que une os fragmentos de okasaki, e as SSBs que estabilizam a deselicoidização ajudando a DNA pol. Na síntese dos fragmentos na fita contínua.
Na replicação dos procariontes o tempo de replicação é relativamente curto. Na replicação dos eucariontes o tempo de replicação é mais longo devido a complexidade dos cromossomos eucarióticos que estão envoltos nas histonas.
O ciclo de replicação deve ocorrer bem antes do processo de divisão celular, pois para que ocorra a divisão celular, em algum momento do seu ciclo a célula deve ter seu Dna duplicado. Isso ocorre de acordo com a necessidade do organismo.
O material genético de bactérias é organizado sob a forma de uma molécula de DNA circular. A replicação do DNA é bidirecional (uma "bolha" de replicação com