Tema-problema 2.2 – a construção social – módulo nº6
Resolução do questionário da página 25 do nosso manual: 1. Caracterize os conceitos de indivíduo, sujeito histórico, comunidade e sociedade.
O conceito de individuo refere-se a cada ser humano. Apresenta uma dimensão biológica, designados os seres vivos caraterizada pela sua unidade orgânica e pela sua realidade única singular e irrepetível, e uma dimensão sociológica, designando o ser humano distinto de todos os outros, em contraposição a um grupo ou sociedade.
2. Problematize a relação racionalidade e historia.
A racionalidade é a principal caraterística humana, mas a sua dimensão e histórica é tão ou mais importante. Conhecer o passado é uma das chaves para interpretar o presente e o futuro. A história é dinâmica. No estudo de um momento histórico e social, há que possuir uma atitude crística-naturalmente, racional e problematizadora não julgando o passado com os critérios do presente.
3. Caracterize os conceitos de hierarquização e estratificação social.
A hierarquização social reflete valores, práticos e mentalidades que têm em conta o poder económico, militar, religioso, o género ou a idade. A estratégia permite-nos descrever os direitos, deveres e funções de cada individuo ou grupo na sociedade e época em que vive, e reflete, geralmente, desigualdades sociais.
Resolução do questionário da página 27 do nosso manual: 1. Quem era cidadão na antiga Grécia? E quem não era? Justifique.
Não eram cidadãos os escravos, os estrangeiros e as mulheres. Todos os demais, ou seja os atenienses, ai nados e residentes, com capacidade jurídica reconhecida pela lei local, eram considerados cidadãos.
2. Como se dividia a sociedade europeia até ao século XVII? Justifique a sua resposta.
Até ao final do seculo XVIII, a sociedade europeia dividia-se em três estados ou ordens. A saber: nobreza, clero e povo. A cada uma destas ordens ou estados correspondia um estatuto preciso do que podia