Resumo; Relações Públicas no contexto da comunicação e da administração
CAMPUS I
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
COLEGIADO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – RELAÇÕES PÚBLICAS
Natan de Andrade Nunes
Resumo
Relações Públicas no contexto da comunicação e da administração
Salvador
2013
Natan de Andrade Nunes
Trabalho referente à disciplina de Teorias Aplicadas às Relações Públicas do 2° semestre do curso de Comunicação Social – Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia – Campus I.
Orientadora: Profª Cida Ferraz
Resumo
Relações Públicas no contexto da comunicação e da administração
Salvador
2013
1. Relações Públicas no contexto da comunicação e da administração
O principal objetivo do presente texto é confrontar os aspectos administrativos e comunicativos das relações públicas no contexto organizacional. Na conceituação procura-se a definição de Relações Públicas, sendo que na Enciclopédia Mirador Internacional Relações Públicas está ligado a propaganda.
Já no Dicionário de Comunicação a atividade de Relações Públicas é o esforço deliberado, planificado e contínuo para estabelecer e manter compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja diretamente ligada. Do ponto de vista dessa colocação, relações públicas são uma das atividades de comunicação.
A administração implica comunicação, então à primeira vista, relações públicas são uma atividade administrativa essencial para a gestão dos negócios, públicos ou privados. A interação empresa-ambiente por exemplo, é um dos desafios que se apresentam na função administrativa, e o referencial para sua solução pode ser encontrada na atividade de Relações Públicas.
A comunicação eficiente se apresenta como uma ferramenta indispensável na administração. Segundo Chiavenato, Relações Públicas se enquadram no nível operacional da empresa, e se manifesta no Plano de Relações Públicas.
Canfield sugere uma visão tetradimensional de