oratoria
Você já ouviu falar que o corpo fala? De fato, segundo especialistas, o corpo fala muito mais do que as palavras. Por isso, precisamos prestar muita atenção nos nossos gestos corporais, para que eles não transmitam uma mensagem diferente daquela
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.
3
4
Curso de Comunicação e Oratória
que desejamos transmitir.
A seguir, vamos estudar algumas dicas que poderão fazer a diferença numa apresentação:
●
Permaneça ereto, com os seus pés levemente afastados e seus braços prontos para gesticularem. Esta é a postura básica e preferida para qualquer apresentação.
●
Incline-se levemente na direção da plateia. Inclinar-se um pouco para a frente mostra que você está ativamente engajado com seu público. Inclinar-se para trás sinaliza ausência de interesse pelo público.
●
Não se debruce sobre a tribuna. De vez em quando, para obter um efeito, tudo bem. Contudo, apoiar-se no púlpito faz com que você pareça fraco.
●
Não fique de pé com as mãos nos quadris. Você parecerá um professor de ginástica. Além disso, parecerá que você é o líder de uma brincadeira como “O mestre mandou”.
●
Não oscile para frente e para trás. A menos que você esteja ensinando sobre o uso de um metrônomo ou discutindo os detalhes do enjoo em alto-mar, ninguém quer vê-lo balançandose para frente e para trás. Isto desvia a atenção do que você está dizendo.
●
Não fique parado com os braços para trás. Isto limita muito sua
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.
O CORPO FALA, E MUITO!
capacidade para gesticular. E se você cruzar as mãos por trás, parecerá que foi algemado e detido pela polícia.
●
Não fique parado na posição da “folha de figueira”. Isto acontece quando um orador mantém ambas as mãos juntas sobre seu sexo – como as folhas de parreira usadas por Adão e Eva. É uma posição ótima para uma pintura