Resumo Regulacao Do Metabolismo
Fisiologia de Micro-organismos
REGULAÇÃO DO METABOLISMO
O ajuste do metabolismo às diferentes condições fisiológicas é obtido graças a processos que, em conjunto são chamados de regulação metabólica.
Os eventos da regulação não são isolados, e cada um deles atua como um gerador primário de sinais, captados por geradores secundários capazes de retransmiti-los até atingir toda a rede metabólica. E para manter o equilíbrio do organismo é necessário que alguns processos estejam interligados, como por exemplo, os “temas unificadores”.
A regulação do metabolismo nada mais é do que o estudo das moléculas presentes da membrana para dentro da células (estudo de todos os componentes do metabolismo) e os conceitos de regulação enzimática ajudam a entender melhor a regulação do metabolismo pois a regulação metabólica é feita através da modulação de enzimas regulatórias de processos metabólicos chaves, (geralmente reações irreversíveis) fazendo com que as reações químicas específicas sejam inibidas ou ativadas em resposta a qualquer excesso ou falta de metabólitos.
Para que a eficiência do processo seja obtida, o organismo utiliza vários tipos de regulação enzimática que podem ocorrer ao mesmo tempo e simultaneamente. Sobre esses tipos de regulação enzimática, falaremos mais a frente, mais o importante é sempre ter em mente que a regulação do metabolismo é de importância fundamental para que um organismo possa responder as variações das condições ambientais e as condições adversas de maneira precisa.
Princípios básicos de regulação:
Para que se entenda o metabolismo energético das células, é necessário que algumas ideias sobre ATP e energia estejam bastante claras. O ATP é uma espécie de “moeda energética” da célula que é utilizada sempre que necessário. Em termos de estrutura, basicamente o ATP é um nucleotídeo e é obtido durante as reações de catabolismo. Não é