Resumo recrutamento e Seleção
O termo recrutamento simplesmente é o ato o efeito de recrutar uma leva de recrutas, seu significado teve origem no exercito, pois a pratica era de captar recrutas para serem futuros soldados, sendo assim rapidamente o termo captação de pessoas, foi ampliado para o sistema de RH, em especifico, ao subsistema de recrutamento e seleção. Em 1983 Chiavenato propôs que a seleção de Recursos Humanos poderia ser definida como escolha do homem certo para o cargo certo.
Compreendemos a pratica de recrutamento como as seguintes etapas: recebimento da vaga, anuncio ou divulgação de vagas, analise e triagem de currículos, convocação para processos seletivos.
Recebimento de vaga: O trabalho de recrutamento inicia-se no momento em que se recebe a liberação da vaga;
Anuncio ou divulgação de vaga: Na etapa de anúncio temos três condutas: Recrutamento interno, Recrutamento externo e Recrutamento Misto;
Consideramos algumas fontes e parceiros de recrutamento: Instituto de Ensino, Jornais, Anuncio Agência de Emprego, Indicação de Candidato ou Funcionários, Indicação de Empresas Parceiras, Fornecedores, Clientes, Internet e seus Recursos, Etc. Em aspectos gerais, a escolha de fontes de recrutamento varia conforme perfil da vaga, recursos financeiros, criatividade do recrutador e institucionais da empresa.
Análise e triagem de currículos: O currículo é o cartão de visita do candidato recrutado ou interessado em oportunidades de trabalhos junto a uma empresa. Tendo o currículo em mãos o recrutador/selecionador de pessoal verificará se o candidato tem os pré-requisitos da vaga.
Convocação para processo seletivo: Ao convocar candidatos para a fase de entrevistas, o ideal é utilizar as seguintes abordagens: Empatia, Clareza, Apresentação da Empresa, Apresentação da Vaga, Etc. Também utilizar o período de contato telefônico com os recrutados para analisar: Fluência Verbal, Expectativas, Motivação para participar do Processo, Desenvoltura, Etc.
A