Resumo - recrutamento e seleção
A Provisão de Recursos Humanos
O subsistema de provisão de RH constitui o primeiro dos subsistemas de RH. Constitui a porta de entrada das pessoas na organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários.
O Ambiente de Trabalho
O sistema aberto mantém contínua e constante interação com o ambiente externo, efetuando trocas: As entradas de recursos e serviços (materiais, financeiros e humanos); e informações que ingressam no sistema que produz resultados (pesquisas de mercado e pedidos de clientes); saídas, produtos (bens/serviços); restrições impostas pelo ambiente externo (influências de órgãos governamentais).
O ambiente constitui o cenário de todas as operações de uma organização. Assis, os segmentos do ambiente organizacional que nos interessam são o mercado de recursos humanos e o mercado de trabalho.
O Mercado de Trabalho é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época. Quanto maior o número de organizações em uma determinada região, tanto maior o mercado de trabalho.
O mercado de trabalho comporta-se em termos de oferta e procura, ou seja, de um lado há disponibilidade de empregos e de outro, demanda de empregos, respectivamente.
Oferta maior do que a procura: Em que ocorre acentuada disponibilidade de emprego.
Esta situação de oferta de emprego acarreta conseqüências para as organizações e para os candidatos.
Ex: Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos para compensar a escassez de candidatos (Organizações).
Excesso de vagas e de oportunidades de emprego no mercado de trabalho (candidatos).
Oferta equivalente á procura: Situação de relativo equilíbrio entre o volume de ofertas de emprego e o volume de candidatos.
Oferta menor do que a procura: Há escassez de ofertas de emprego e excesso de candidatos que se oferecem para preenchê-las.
Essa situação de procura de