Resumo: Ratzel e a Antropogeografia
Departamento de Estudos Sociais – Geografia
Professor: Msc. Danilo dos Santos Maia Júnior
Disciplina: Introdução aos Estudos Geográficos - IEG
Turma: 311
Discente: Catiane Pires Fonseca
Matrícula:13123021-2
Data da entrega: até o dia 03/04/2013, quarta-feira.
RESUMO – Atividade 03 – Individual.
Ratzel e a Antropogeografia
A obra de Friedrich Ratzel representou um processo fundamental de sistematização da Geografia Moderna. Elas contem a primeira proposta explicita de um estudo geográfico especificamente dedicado à discussão dos problemas humanos. Ele vivenciou o processo de formação do Estado Nacional Alemão e suas primeiras décadas, tendo escrito a maior parte de seus trabalhos no período bismarkiano de consolidação desse estado.
No ano de 1848 a vaga revolucionária assola a Europa, entre várias outras cidades estão a Prússia e a Áustria disputando o domínio dentro da Confederação Germânica.
A ideologia chauvinista registra uma política exterior agressiva e expansionista. Bismarck, o primeiro-ministro da Prússia e do Império Alemão, se destaca por seus empreendimentos em inúmeras guerras e conquistas A vitória da Prússia determinou que a unidade fosse estabelecida através da prussianização da Alemanha,isto é, o Estado prussiano imprimia suas características na nova nação (a organização militar,a repressão social, a agressiva política exterior) o que era visto como um atraso social. A Alemanha emerge como potencia capitalista, apresentando uma industrialização superior, mas destituída de colônias. Como a Alemanha demorou em se unificar, ela ficou de fora das partilhas coloniais, o que não atrapalhou em nada o seu desenvolvimento interno, criando daí um agressivo projeto de expansão territorial, e tendo um impulso de pensar no espaço, logo, fazer geografia.
Ratzel vai ser um representante típico do intelectual engajado no