Resumo livro pequena História Crítica
Capítulo 1
O objeto da Geografia
O que é Geografia? alguns autores definem a Geografia como o estudo da superfície terrestre.Esta definição apóia-se no próprio significado etimológico do termo Geografia- descrição da terra e nas formulações de Kant.
Outros autores vão definir a Geografia como o estudo da paisagem. Esta perspectiva apresenta duas variantes, para a apreensão da paisagem: a moforlogica e a fisiologia.
Uma outra proposta encontrada, é a Geografia como estudo da individualidade dos lugares. Modernamente, dentro dessa perspectiva temos a Geografia Regional.
Temos também a definição de Geografia, como o estudo da diferenciação de áreas. Tal perspectiva traz uma visão comparativa para o universo da análise geográfica.
Existem ainda autores que buscam definir a Geografia como o estudo do espaço. Para estes, o espaço seria passível de uma abordagem específica, a qual qualificaria a análise geográfica.
Finalmente, alguns autores definem a Geografia como o estudo das relações entre o homen e o meio. Assim a especificidade estaria no fato de buscar essa disciplina explicar o relacionamento entre os dois domínios da realidade
Nesse painel de definições de Geografia, levou-se em conta somente a Geografia Tradicional, pois é nessa que a questão do objeto aflora de modo mais contundente.
Capítulo 2
O Positivismo como fundamento da Geografia Tradicional
O fundamento comum de todas as correntes da Geografia Tradicional estão sobre as bases do positivismo. Os postulados vão ser o patamar sobre o qual se ergue o pensamento geográfico tradicional, dando-lhe unidade.
Para o Positivismo os estudos devem restringir-se aos aspectos visíveis do real, mensuráveis e palpáveis. Reduzindo-se a algumas máximas: “A Geografia é uma ciência empírica, pautada na observação”;“A Geografia é uma ciência de contato entre o domínio da natureza e o da humanidade”;“A Geografia é uma ciência de síntese”. Além de se apoiar nestas, a continuidade do pensamento